Também conhecido como CD, o Centro de distribuição é um armazém projeto para atender o volume de carga exigido pela região onde está localizado, sendo uma zona estratégica de fácil acesso para carga, descarga e transporte de mercadorias. Além da função de gerenciamento de estoque, existem outras atividades anexas a esse local, como recepção, expedição, montagem de kits, emissão de notas fiscais e outros documentos.

Durante o estabelecimento de um CD, é extremamente importante estudar e planejar a sua localização. Com uma visão bem elaborada e estratégica, todo o trabalho é facilitado. É necessário calcular tráfego, proximidade de fornecedores, rodovias de acesso, pontos de estrutura e infraestrutura, além de aluguel e manutenção do ambiente.

Com os Centros de Distribuição, é proporcionado economia com custos, reduzindo gastos com gasolina, possíveis barateamentos com fretes, e organização, que é um elemento essencial para garantir o controle de volumes de materiais e evitar compras que não são necessárias. A agilidade também é outra vantagem obtida com um CD, pois com um local bem projetado, todos os processos se tornam simplificados, além de que, com maior espaço, os riscos de erros com endereçamento de itens são reduzidos.

Os CDs também oferecem um atendimento melhor, com chances reduzidas de algum produto estar indisponível, sempre havendo espaço para operar com o transporte requisitado, com a quantidade e variedade que vai, com certeza, satisfazer as necessidades do cliente.